Como lidar com a angustia de viver?

 Atribuir a responsabilidade à tradição, ou à consciência histórica ou ao espírito absoluto é a forma mais conveniente - e covarde - de buscar felicidade. Assumir responsabilidade pela própria vida não gera felicidade e sim angústia, pois é mais fácil ter alguém para culpar.


Como então lidar com a angústia que é viver?

Seguem alguns comentários sobre como Kierkegaard pode nos ajudar a pensar.


1- perseguimos tanto o prazer que deixamos de perceber que o que realmente precisamos está mais próximo do que imaginamos. No nível mais baixo da vida, buscamos satisfação nas coisas transitórias, finitas e temporais, porque não desejamos outra coisa senão o próprio deleite. O vazio existencial é tão profundo que não conseguimos ser gratos pelo ordinário, por isso, nada é capaz de nos satisfazer.






2- Antes de entender o mundo é necessário se conhecer em todas a suas dimensões e ordená-las, porém, não existe autoconhecimento sem o conhecimento de Deus. A dimensão fundante da existência humana é espiritual, as outras se apoiam sobre esta.








3- Além de se conhecer é preciso se amar. Amor pressupõe uma relação de cuidado e entrega de parte da própria liberdade para o amado. Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo é a síntese de toda instrução divina.









4- Viver é angustiante porque precisamos tomar decisão o tempo todo. A jornada é longa, árdua e muitas vezes pensamos em desistir. Caminhar exige os dois pés no chão e os olhos fitos na eternidade.









5- Somos quase levados a concluir que viver é desesperador, um beco sem saída! Arrependimentos aparecerão! Como não se angustiar com isso?









Toda escolha deixa de fora um universo de possibilidades insolúveis. Tudo que foi deixado pra trás será sempre um mistério que voltará te assombrando na forma de um "e se..."

Nem toda escolha gera arrependimento, mas toda decisão pode gerar: invisto o dinheiro ou compro uma carro novo... mantenho o emprego em que estou infeliz ou ajudo o marido nas contas da casa... sigo a profissão que dá mais dinheiro ou aquela que acredito ter mais a ver comigo...

Como você lida com suas escolhas?

#vida #angústia #existentialism
#escolha #psicología #psicólogo #psicologiaonline

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Retratação Pública - 4 anos depois

Mulher virtuosa no século XXI

Orar com o Salmo 23