Vida espiritual e disciplina

 Por Aender Borba


Até por volta do séc. XI, a palavra "disciplina" significava "instrução, conhecimento, matéria a ser ensinada", deriva de "discipulus", ou, "aquele que aprende", do verso "discere" (aprender). Nos séculos seguintes assumiu o significado de "manutenção da ordem, obediência, respeito, regra, condicionamento...".
Na vida moderna disciplina tornou-se sinônimo de (auto)controle diante das agitações e da velocidade com que se tem que responder a tudo no mínimo tempo e máxima qualidade, o que durante alguns anos foi chamado de "inteligência". Essa inquietação do homem moderno o enche de PREOCUPAÇÃO por coisas que talvez aconteçam e CULPA pelas que já aconteceram. Por detrás dessa preocupação e culpa existe um medo profundo de espaços vazios, pois PARAR é uma oportunidade de algo que não prevemos que aconteça; julgamos ter total controle sobre nossa existência. Veja o que Nouwen diz sobre o assunto:

"Por disciplina não quero dizer controle. Se conheço a disciplina da psicologia ou da economia, tenho certo controle sobre determinado campo do conhecimento. Se disciplino meus filhos, quero exercer algum controle sobre eles. Mas, na vida espiritual, a palavra "disciplina" quer dizer "o esforço para criar um espaço em que Deus pode agir". Disciplina significa impedir que nossa vida seja toda preenchida. Que há um lugar em que não estamos ocupados nem preocupados, com certeza. Na vida espiritual, disciplina quer dizer criar um espaço no qual é possível acontecer algo que não planejamos ou com o que não contávamos. Ela nos ajuda a seguir a voz do Espírito, que deseja nos conduzir a novos lugares, novas pessoas e novas formas de serviço."

NOUWEN, H. J. M. Uma espiritualidade do viver. São Paulo: Editora Vida, 2018, p.20.

#disciplinasespirituais #espiritualidade #vida #meditação #cristianismo #depressãonãoéfrescura #ansiedadenãoéfrescura #psicoterapiaonline #psicólogo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Retratação Pública - 4 anos depois

Mulher virtuosa no século XXI

Orar com o Salmo 23